Ver Código
// Importação das classes que iremos utilizar
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
// Criação da Classe que contêm as váriaveis inicializadas ao longo do programa.
public class ExemploBotaoNome extends JFrame{
JButton num, soma, sub, mult, div;
int num1, num2, numsoma, numsub, nummult, numdiv;
// Agora iremos criar o metodo "ExemploBotaoSair" para depois chama-ló
public ExemploBotaoNome(){
//Titulo da janela
super("Soma / Sub");
// Declarando o que irá ter na Janela.
Container tela = getContentPane();
setLayout(null);
// Criando o nome dos botões
num = new JButton ("Insira o número");
// Colocando a posição do botão, sendo (1, 2, 3, 4) 1 = Posição Horizontal, 2 = Posição Vertical, 3 = Largura, 4 = Altura
num.setBounds(100,50,150,20);
soma = new JButton ("Somar números");
soma.setBounds(100,80,150,20);
sub = new JButton ("Subtrair números");
sub.setBounds(100,110,150,20);
mult = new JButton ("Multiplicar números");
mult.setBounds(100,140,150,20);
div = new JButton ("Dividir números");
div.setBounds(100,170,150,20);
num.setBackground(Color.MAGENTA);
soma.setBackground(Color.MAGENTA);
sub.setBackground(Color.MAGENTA);
mult.setBackground(Color.MAGENTA);
div.setBackground(Color.MAGENTA);
num.setForeground(Color.WHITE);
soma.setForeground(Color.WHITE);
sub.setForeground(Color.WHITE);
mult.setForeground(Color.WHITE);
div.setForeground(Color.WHITE);
// Criando as ações dos botões
num.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
int num1 =Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o 1° numero: "));
int num2 =Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o 2° numero: "));
numsoma = num1 + num2;
numsub = num1 - num2;
nummult = num1 * num2;
numdiv = num1 / num2;
}
}
);
soma.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A Soma é: " + numsoma);
}
}
);
sub.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A Sub é: " + numsub);
}
}
);
div.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A Div é: " + numdiv);
}
}
);
mult.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A Mult é: " + nummult);
}
}
);
// Adicionando na tela
tela.add(num);
tela.add(soma);
tela.add(sub);
tela.add(mult);
tela.add(div);
// Alterando tamanho da tela
setSize(300, 350);
// Colocando a própria tela visível
setVisible(true);
}
// Método MAIN (Principal)
public static void main(String args[]){
// Chamando a classe que criamos
ExemploBotaoNome app = new ExemploBotaoNome();
// Dizendo o que o programa irá fazer caso feche
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
// Importação das classes que iremos utilizar
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
// Criação da Classe que contêm as váriaveis inicializadas ao longo do programa.
public class ExemploBotaoNome extends JFrame{
JButton num, soma, sub, mult, div;
int num1, num2, numsoma, numsub, nummult, numdiv;
// Agora iremos criar o metodo "ExemploBotaoSair" para depois chama-ló
public ExemploBotaoNome(){
//Titulo da janela
super("Soma / Sub");
// Declarando o que irá ter na Janela.
Container tela = getContentPane();
setLayout(null);
// Criando o nome dos botões
num = new JButton ("Insira o número");
// Colocando a posição do botão, sendo (1, 2, 3, 4) 1 = Posição Horizontal, 2 = Posição Vertical, 3 = Largura, 4 = Altura
num.setBounds(100,50,150,20);
soma = new JButton ("Somar números");
soma.setBounds(100,80,150,20);
sub = new JButton ("Subtrair números");
sub.setBounds(100,110,150,20);
mult = new JButton ("Multiplicar números");
mult.setBounds(100,140,150,20);
div = new JButton ("Dividir números");
div.setBounds(100,170,150,20);
num.setBackground(Color.MAGENTA);
soma.setBackground(Color.MAGENTA);
sub.setBackground(Color.MAGENTA);
mult.setBackground(Color.MAGENTA);
div.setBackground(Color.MAGENTA);
num.setForeground(Color.WHITE);
soma.setForeground(Color.WHITE);
sub.setForeground(Color.WHITE);
mult.setForeground(Color.WHITE);
div.setForeground(Color.WHITE);
// Criando as ações dos botões
num.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
int num1 =Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o 1° numero: "));
int num2 =Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null, "Digite o 2° numero: "));
numsoma = num1 + num2;
numsub = num1 - num2;
nummult = num1 * num2;
numdiv = num1 / num2;
}
}
);
soma.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A Soma é: " + numsoma);
}
}
);
sub.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A Sub é: " + numsub);
}
}
);
div.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A Div é: " + numdiv);
}
}
);
mult.addActionListener(
new ActionListener(){
public void actionPerformed(ActionEvent e){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A Mult é: " + nummult);
}
}
);
// Adicionando na tela
tela.add(num);
tela.add(soma);
tela.add(sub);
tela.add(mult);
tela.add(div);
// Alterando tamanho da tela
setSize(300, 350);
// Colocando a própria tela visível
setVisible(true);
}
// Método MAIN (Principal)
public static void main(String args[]){
// Chamando a classe que criamos
ExemploBotaoNome app = new ExemploBotaoNome();
// Dizendo o que o programa irá fazer caso feche
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
0 comentários:
Postar um comentário